terça-feira, 10 de julho de 2018

Beleza

Beleza

Mais que um chá: conheça os benefícios da camomila para a beleza

Os benefícios da camomila vão muito além de um calmante natural

Além de ser um calmante natural, a camomila traz benefícios para a beleza (Foto: Thinkstock)
Além de ser um calmante natural, a camomila traz benefícios para a beleza (Foto: Thinkstock)




    A prática de utilizar plantas para fins estéticos é muito antiga e até hoje faz muito sucesso. O Brasil, com sua rica flora, possui mais de 10 mil espécies que oferecem opções de tratamentos fitoterápicos.      Dentre elas, podemos destacar a camomila. “É uma planta muito versátil e o conta com diversos ativos poderosos. Podemos ir muito além do já conhecido benefício de ser um calmante natural”, afirma    Jamar Tejada, farmacêutico homeopata, de São Paulo. A seguir, conheça os principais benefícios da camomila para a beleza.





PARA O CABELO: TINTA NATURAL E ALIADA DO COURO CABELUDO



   A camomila já é bastante conhecida como um clareador natural do cabelo, mas, segundo Tejada, existe uma curiosidade que poucos sabem sobre o real efeito da planta nos fios. “A camomila não é um clareador natural e sim uma tintura natural amarelada, por isso deixa o cabelo mais loiro”, explica.

   O responsável pela tintura é o princípio ativo conhecido como Apigenina. “Os shampoos de camomila vão depositando essa substância nos fios que consequentemente vão ficando mais amarelados. É importante dizer que o uso é recomendado para os fios que já têm coloração mais clara, porque nos fios escuros a Apigenina oferece mais brilho aos fios, porém os deixam avermelhados e até mesmo alaranjados”, completa.

   Além disso, a planta é um poderoso anti-inflamatório e ajuda no tratamento do couro cabeludo, principalmente combatendo a caspa, queda dos fios, excesso de oleosidade e ressecamento das pontas.
   Na hora de escolher, o farmacêutico indica os produtos feitos com extrato glicólico da planta, que pode ser encontrado em farmácias de manipulação. “Existem dois tipos de extração dos ativos: glicólico e alcoólico. Como a glicerina é um ótimo hidratante, o extrato glicólico é o meio de produção mais saudável para os fios. Já a extração feita com álcool, conhecida como tintura da camomila, além de ressecar o cabelo, acaba retirando tinturas já existentes nos fios. Se a intenção for clarear mechas feitas previamente, o efeito será o contrário”, explica.

PELE: ADSTRINGENTE NATURAL E COMBATE OLHEIRAS E ESPINHAS   Apesar da fama da planta ser maior quando o assunto é cabelo, a camomila também oferece diversos benefícios para a pele. “Pode ser usada potencializando o seu adstringente, ajudando a remover impurezas e controlando a oleosidade. Uma dica é acrescentar um pouquinho de extrato glicólico da planta direto no algodão antes de aplicar o adstringente”, diz Jamar. “O extrato também pode ser usado como demaquilante, removedor de maquiagem, inclusive nos olhos”.


   Para as mulheres que sofrem com espinhas e olheiras, Jamar Tejada ensina uma receitinha prática e muito simples de compressa de camomila para amenizar a aparência: coloque um saquinho de chá de camomila em água fervente. Quando o chá começar a soltar a tinta amarela, tire o saquinho e coloque-o no congelador. Após resfriar, aplique o diretamente nas áreas afetadas por cerca de 10 minutos. “Os efeitos anti-inflamatório e bactericida irão tratar olheiras e inchaço”.
Ver a imagem de origem

Cabelos

Cabelo
18.06.2018 - 06h00 por MARIE CLAIRE
Como usar a babosa nos cabelos
Conheça os benefícios da babosa para os fios e saiba como usá-la
   Pergunte para a sua mãe ou avó: mesmo sem entender muito bem sobre as propriedades da babosa, elas com certeza já fizeram uma hidratação com a planta.
   Conhecida também como aloe vera, contém 19 aminoácidos essenciais necessários para a formação e estruturação das proteínas que são à base das células e tecidos dos cabelos, pele e unha. “Tudo graças as altas concentrações de vitaminas A, C e E, minerais, enxofre, cálcio, magnésio, zinco, selênio e cromo”, diz o farmacêutico homeopata Jamar Tejada. Segundo ele, a estrutura gelatinosa da babosa é rica em polissacarídeos, capaz de estimular a produção de colágeno. “Seus princípios ativos são eficientes para hidratar tecidos secos e rígidos, que sofrem com perda de colágeno, restaurando assim a irrigação, a elasticidade e a flexibilidade tanto da pele, como dos cabelos e das unhas”, completa.
Ver a imagem de origem
Abaixo, duas receitas infalíveis para reidratar os fios ressecados do cabelo e fechar suas cutículas:

- Para ajudar no crescimento e hidratar, misture uma folha de babosa triturada com 50 ml de água quente. Depois de pronto, passe a mistura no cabelo limpo e deixe agir por cerca de 10 minutos. Depois, é só enxague e lave os fios normalmente. Isso auxiliará no crescimento dos fios desobstruindo os poros capilares, estimulando assim a circulação sanguínea.

- Na hora de hidratar os fios, coloque uma colher (sopa) do gel da babosa misturada com uma ou duas colheres (sopa) do condicionador de preferência. Com os cabelos limpos e ainda molhados, aplique a mistura e massageie bem (exceto na raiz). Para intensificar a ação, use uma touca plástica ou de alumínio e deixe a máscara agir por 30 minutos. Depois, enxague retirando bem toda mistura dos fios.

Atenção: "Não se deve preparar uma quantidade maior do creme, loção, shampoo, condicionador ou creme de tratamento capilar para se deixar em estoque. Por ser natural e sem conservantes, esses produtos podem formar colônias de bactérias”, alerta Jamar Tejada.
Babosa (Foto: Thinkstock)


O Blush

Beleza 10.05.2017 - 06h01 - ATUALIZADO ÀS 11.05.2017 12h58 | por REDAÇÃO MARIE CLAIRE
Blush amarelo é a nova tendência de make que tem reinado no Instagram
    Inusitada, a cor a dar as caras na maquiagem das mais ousadas e prova que o resultado pode ser mais bonito do que se imagina
Blush amarelo é a nova tendência de make da vez! (Foto: Reprodução Instagram)

    Esqueça o pêssego, bronze, rosado ou vermelho queimado... Quem dita as regras da vez quando o assunto é blush é o rubor amarelado. Apesar de inusitada, a tendência acaba de virar febre no Instagram e tem sido adotada por blogueiras e makeup artists ávidos para fugir do óbvio.
    Na hora de usar, vale seguir as mesmas regras de aplicação do iluminador. Em vez de colorir as maçãs, os experts de beleza sugerem depositar o pigmento amarelado nas têmporas – ossinho mais alto da lateral do rosto, muitas vezes valorizado nas técnicas de contorno. O efeito é bastante semelhante àquele desfilado por Rihanna, no Baile do MET, que gerou um burburinho imediato. 
Blush amarelo no editorial de beleza do Refinery29 (Foto: Reprodução Instagram)
     Diante da ausência no mercado de um produto que atenda de fato à demanda do momento, a solução encontrada pelas beauty maníacas tem sido lançar mão de sombras.        Quer adotar um tom só seu? Os especialistas sugerem misturar pigmentos amarelos a outros de nuances bronze, que prometem corar de maneira discreta. Confira a seguir as diversas interpretações já exibidas nas redes:
Blush amarelo na maquiagem da makeup artist Ash Meredith (Foto: Reprodução Instagram)Make com blush amarelo compartilhado pela fotógrafa Alicia de los Reyes (Foto: Reprodução Instagram)
 Blush amarelo no make criado pela makeup artista Lottie S (Foto: Reprodução Instagram)

Blush amarelo no make criado pela makeup artista Lottie S (Foto: Reprodução Instagram)








terça-feira, 3 de julho de 2018

As unhas

  Entenda porque a unha encrava e como evitar

   A unha pode encravar por diferentes razões, no entanto, a principal causa é o corte errado das unhas que acaba facilitando o crescimento anormal da unha e seu desenvolvimento debaixo da pele, causando dor intensa.


Ver a imagem de origem

Outras das principais causas das unhas encravadas incluem:
Entenda porque a unha encrava e como evitar

  • Sofrer pancadas no pé: alguns acidentes, como bater com o dedão no pé da mesa, podem provocar deformação da unha que começa a crescer para dentro da pele;
  • Utilizar sapatos pequenos ou apertados: este tipo de calçado aperta muito os dedos facilitando a entrada da unha para debaixo da pele;
  • Ter dedos pequenos: em algumas pessoas a unha pode crescer em excesso para o tamanho do dedo, provocando o desenvolvimento da unha para debaixo da pele.

  • Além disso, a unha encravada também é mais comum em pessoas com malformações das unhas ou dos pés. Nesses casos, é recomendado ter cuidados extra, especialmente na hora de cortar as unhas, para evitar esse problema.

    Como cortar as unhas corretamente

       Uma vez que o corte das unhas é a principal causa de unhas encravadas é muito importante saber como cortar corretamente. Para isso, as unhas devem ser cortadas em linha reta, evitando cortar o cantos, pois o cantos ajudam a guiar o crescimento da unha, evitando que se desenvolvam para debaixo da pele.
       Além disso, não se deve cortar a unha muito curta porque isso aumenta o risco de ela dobrar e penetrar a pele na parte da frente do dedo.


Mulheres altas

O deleito e a angustia de Ser Maior que a maioria. Publicado em 9:47 por Debora Wolf .    Semana passada me peguei numa confusão me...